Pages

Showing posts with label Vigília. Show all posts
Showing posts with label Vigília. Show all posts

Wednesday, April 18, 2012

Poderes psíquicos: botanocinesia

 Capacidade de controlar vegetação através da mente. Os seus manipuladores podem fazer plantas crescer à velocidade ou formato que desejem.

  À laia de curiosidade, digo que além do kapre que apresentei no conto "Vigília", existem outras personagens de "Crónicas Obscuras" às quais dei este poder, entre elas Elizabeth Midwaay.

Thursday, January 26, 2012

Sexualidade em Crónicas Obscuras

  Após o último post, fazia todo o sentido responder à pergunta “Existem personagens homossexuais em Crónicas Obscuras? Ora, uma vez que apenas posso falar das narrativas disponíveis ao público (“A Vingança do Lobo”; “Vigília” e “O Farol”) terei de dar uma resposta entre o “sim” e o “talvez”. Já explico.

  Pegando apenas nas 36 das personagens “mais importante” de “Crónicas Obscuras – A Vingança do Lobo”, existem 17 heterossexuais, 3 bissexuais (Eleanora, Gabriela e Miguel) e 16 classificados como indefinidos, ou seja, personagens cuja sexualidade não é relevante para a história e não afecta o seu modo de agir, por isso, nunca me dei ao trabalho de as “balizar sexualmente”. Por exemplo, Logan e Paul Ferguson são Obliteradores que vivem obcecados com a missão de eliminar Ocultos, contudo, nada sabemos sobre as suas preferências e, verdade seja dita, para o caso, elas não importam.

  Quero com isto dizer que entre estes 16 indefinidos haverão homossexuais? Talvez. Tudo depende se voltarei a pegar neles e se revelá-lo será relevante para as narrativas em questão.    

  No que diz respeito aos contos. “O Farol” tem apenas três personagens distribuídas em menos de mil palavras e em nenhuma delas é abordada a sexualidade. Em “A Vigília” todas as personagens foram descritas como estando, ou tendo estado, em relações heterossexuais, contudo, Brona tem o hábito de se apaixonar por pessoas, não por géneros.

  A questão da sexualidade ganha contornos mais complicados, quando tomamos consciência que além do factor “género” temos a condicionante “espécie”. Em “Crónicas Obscuras” existem vários casos de relações entre espécies diferentes, alguns bem aceites e outras nem por isso. Obviamente, a questão não é linear, variando muito de personagem para personagem, contudo, existem tendências:

  Exemplo 1: os vampiros são muito liberais a nível sexual, tendendo mais para a bissexualidade, do que para a homo ou hetero. Por outro lado, no que diz respeito a relações entre espécies, não hesitam em envolver-se com humanos, mas ficam de pé atrás com outro Ocultos. Em “A Vingança do Lobo”, isto é bem visível com Eleanora, que sempre teve amantes vampiros e humanos, de ambos os sexos, sem nunca ter ouvido uma única crítica, até ao momento que se envolveu com um lobisomem.

  Exemplo 2: Os lobisomens tendem a ser extremamente preconceituosos no que diz respeito a relações com outras espécies e mesmo entre raças diferentes de licantropos, dado à sua obsessão com a pureza do sangue. Quanto à homossexualidade, ainda não me ocorreu escrever sobre a sua relevância entre os licantropos, não obstante, tendo em conta a personalidade deles como espécie, é provável que se ela existir será às escondidas. No debate sobre o tema, não posso deixar de mencionar o fenómeno biológico Atracção: (http://cronicasobscuras.blogspot.com/2010/05/lobisomens-atraccao.html).    

Monday, December 26, 2011

The road so far: Balanço de 2011

  Confesso tenho alguma dificuldade em indicar aquilo que fiz como escritor ao longo do último ano, em parte porque há coisas das quais já não me lembro e outras que não consigo balizar exactamente se foram em 2011 ou finais de 2010. Um bom argumento para começar a fazer um diário de escritor…
  Seja como for, aqui fica o que me lembro:

- terminei as revisões de “Crónicas Obscuras – O Pergaminho do Fenris”
- terminei os contos de “Crónicas Obscuras”, “O Preço”, “Vigília” e “O Farol”, tendo apresentado ao público os dois últimos.
- comecei a escrever “Crónicas Obscuras - Vínculos”, após ter organizado toda a estrutura da narrativa e feito a primeira fase da pesquisa.
- participei pela primeira vez no NaNoWriMo, com a história “As Últimas Crianças da Caçadora”.
- organizei, de uma vez por todas, o Bestiário, a lista de todas as criaturas mitológica que penso vir a utilizar em “Crónicas Obscuras”. 
- aumentei o número de seguidores da página no Facebook e do blog de “Crónicas Obscuras”.
- participei em sessões de divulgação de “Crónicas Obscuras – A Vingança do Lobo”.
 
  Quanto a 2012? Isso é assunto para o próximo post.

Saturday, September 17, 2011

Behind the Scenes: Baptismo V – Personagens do conto “Vigília”

  Porque nem só de “A Vingança do Lobo” vive um leitor, lembrei-me de falar também um pouco da única outra história de Crónicas Obscuras que veio a público, o conto “Vigília” que podem encontrar no nº2 da revista Nanozine.


  Sendo um conto pequeno, tem poucas personagens e menos ainda com direito a nome.

  Margaret e Mary foram assim baptizadas porque precisava de dois nomes ingleses banais, uma vez que a história se passa na Grã-Bretanha.
 
  O kapre (espécie sobre o qual espero publicar um post em breve) recebeu o nome Dakila, cujo significado é “grande”, por razões que serão evidentes a quem ler a sua discrição.

  Por fim, para o baptismo daquela que pode ser indicada como a personagem principal, Brona, que pertence a uma espécie de Outros não especificada, foi utilizada uma alteração do nome Brónach, que deriva da palavra em gaélico irlandês para mágoa (brón)

Sunday, July 10, 2011

Behind the scenes: “Vigília” (7º conto)

  Num post anterior referi que “Crónicas Obscuras – Vigília” foi o conto mais pequeno que alguma vez escrevi, isso já não é verdade, embora se mantenha o conto mais pequeno que escrevi destes 7 criados durante a construção de “Crónicas Obscuras – Cicatrizes”.

  Este texto em particular foi criado para a revista Nanozine, tendo sido publicado no nº 2 da mesma. Se quiserem vê-lo (em conjunto com vários outros contos) podem aceder à versão digital aqui http://pt.calameo.com/read/000559822eddfa1602ace ou encomendar a em papel aqui http://www.euedito.com/revista-nanozine-2.html

  A história é tão pequena que qualquer coisa que diga conterá riscos demasiado elevados de potenciais spoilers. Assim sendo referirei apenas que nela usei um exemplar de uma das minhas espécies favoritas de Ocultos: os kapres. Num post da rubrica “Espécies” dedicado a este género de Outro entrarei em mais pormenores, mas para já basta dizer que "Crónicas Obscuras - Vigília" não será a sua única aparição.

Sunday, July 3, 2011

Behind the Scenes: Contos

  Proporcionalmente, “Crónicas Obscuras – Cicatrizes” foi o livro que demorou mais tempo a escrever e, embora as experiências que fiz durante a sua criação me tenham levado a muito avanços e recuos (o que até tornou tudo muito mais interessante e me forneceu “munições” para outras obras), tal atraso ficou dever-se quase em exclusivo ao facto de, volta e meia, interromper o trabalho com projectos paralelos, nomeadamente: contos.

  Sete dos oito contos completos de Crónicas Obscuras foram escritos ao mesmo tempo que “Cicatrizes”, sendo eles:
  
1 - “A despedida”, uma história inspirada pela música “Wednesday Morning, 3 A. M.” de Simon & Garfunkel.
2 - “Sonho com um Natal Azul”, o primeiro de uma série de contos natalício de dark fantasy concebidos para uma antologia que acabou por não dar em nada.
3 - “Espírito Natalício”, uma história inspirada pela música “Riders on the Storm” by The Doors.
4 - “Longe de Casa”, o último da tal série de contos natalício. Pelo menos por enquanto….
5 - “Os Kravyads”, narrativa que apresenta uma família muito peculiar.
6 - “O Preço”, nesta voltei a pegar em alguns elementos utilizados em “Longe de Casa” e coloquei-os num ambiente completamente diferente. 
7 - “Vigília”, o conto mais pequeno que alguma vez escrevi.

  Como é evidente, isto é apenas uma pequena introdução, no decorrer dos próximos 7 dias irei publicar posts no qual desenvolverei cada caso.

Friday, April 15, 2011

"Crónicas Obscuras - Vigília" por Vitor Frazão em Nanozine nº 2 (paper version)

Nanozine nº2 (uma magazine que procura mostrar os trabalhos de jovens escritores e artistas) já está disponível em papel:

http://www.euedito.com/revista-nanozine-2.html

Como já disse antes, entre outros conteúdos, a Nanozine nº2 tem "Vigília" um conto que faz parte do universo de Crónicas Obscuras. Desafio-vos a darem uma vista de olhos e a dizerem o que acharam, não só de "Vigília", mas também dos restantes trabalhos e da publicação em si.

Tuesday, April 12, 2011

"Crónicas Obscuras - Vigília" por Vitor Frazão em Nanozine nº 2

Nanozine nº2 (uma magazine que procura mostrar os trabalhos de jovens escritores e artistas) já está disponível digitalmente em:

http://www.calameo.com/books/000559822eddfa1602ace

Uma versão em papel está para breve.

Entre outros conteúdos, a Nanozine nº2 tem "Vigília" um conto que faz parte do universo de Crónicas Obscuras. Desafio-vos a darem uma vista de olhos e a dizerem o que acharam, não só de "Vigília", mas também dos restantes trabalhos e da publicação em si.

Já agora se quiserem saber mais sobre o projecto: http://www.facebook.com/pages/Nanozine/179556665407649