Pages

Showing posts with label dark fantasy. Show all posts
Showing posts with label dark fantasy. Show all posts

Sunday, July 8, 2012

Behind the Scenes: Writer’s Log XXVI


  A nível de escrita a semana foi passada na criação de um 2º conto para submeter à colectânea “Dragões” da Editora Draco, que ficará com o nome “Mitos”. O seu teor de “bónus”, livre da pressão de qualquer expectativa, permitiu-me fazer algumas experiências, sendo precisamente por isso que gastei quase toda a semana com ele. Verdade, talvez deve-se ter usado esse tempo a retomar o projecto “Crónicas Obscuras - Vínculos”, que tem vindo a ser adiado devido a vários contos, porém, irei dedicar-me a ele em breve e quis divertir-me um pouco.

  A criação deste conto ensinou-me que, por mais que goste de, volta e meia, afastar-me de “Crónicas Obscuras” e escrever um pouco de high fantasy, retomando até projectos que pensava ter descartado há muito, low e dark fantasy continuarão a ser os meus dois grandes amores, tendo sempre prioridade.

  Quanto aos contos “Posso ficar com ele?” e “Mitos” veremos se serão seleccionados, se não forem, tenho a certeza que arranjarei algo onde os utilizar.    

Wednesday, January 4, 2012

Behind the Scene: Origem

  Os conteúdos que referi em posts anteriores (http://cronicasobscuras.blogspot.com/search?q=Influ%C3%AAncias) são influências que identifiquei automaticamente e, como tal, aquelas que considero mais marcantes. Todavia, a soul searching que envolveu escrever estes textos incentivou-me a escavar mais fundo, tentando identificar outros sussurros nas minhas orelhas criativas. De modo a cumprir essa meta, decidi fazer uma série de perguntas a mim mesmo, a mais importante das quais:

  Quando surgiu a ideia para “Crónicas Obscuras – A Vingança do Lobo”?

  Penso que já referi em posts anteriores, “A Vingança do Lobo” começou a ser escrita em 2007, quando saí da Universidade, contudo, as suas raízes vão mais fundo (como é habitual). Creio que a ideia tomou forma pela primeira vez em 2003, antes de acabar o secundário, altura em que, se bem se lembram, tinha desistido de escrever criativamente, embora o meu cérebro se recusasse a desactivar essa função. Como devem imaginar, o conceito original era muito diferente daquilo que acabei por escrever anos mais tarde, porém, já tinha todos os pontos chaves: dark fantasy, utilização de criaturas mitológicas, uma vingança e o envolvimento inadvertido de uma humana. O primeiro combate no Central Park foi a única cena que quase não sofreu alterações desde a ideia inicial.

Tuesday, July 5, 2011

Behind the scenes: “Sonho com um Natal Azul” (2º conto)

  Este foi primeiro de uma série de contos natalício de dark fantasy concebidos para o concurso da antologia “Pesadelo de uma Noite de Natal”, promovida pela Antagonista Editora, por intermédio da Colecção Mir, cujo regulamento estipulava que: “O enredo do conto deve desenrolar-se, obrigatoriamente, na noite de 24 de Dezembro (véspera de Natal) numa localidade existente no território português.”

  Tendo tomado o gosto pela escrita de contos aceitei o desafio, aguçado pela especificidade dos parâmetros. Para a “localidade existente no território português” escolhi não uma, mas duas, dividindo-se a acção entre o cemitério de Buarcos e a casa do protagonista, na Figueira da Foz. O enredo foi desenvolvido em redor de dois elementos: Depressão Natalícia (daí o nome) e necromancia, tendo o último permitido usar algumas das criaturas presentes em “O Pergaminho de Fenris”.

 Figueira da Foz

Buarcos

Sunday, July 3, 2011

Behind the Scenes: Contos

  Proporcionalmente, “Crónicas Obscuras – Cicatrizes” foi o livro que demorou mais tempo a escrever e, embora as experiências que fiz durante a sua criação me tenham levado a muito avanços e recuos (o que até tornou tudo muito mais interessante e me forneceu “munições” para outras obras), tal atraso ficou dever-se quase em exclusivo ao facto de, volta e meia, interromper o trabalho com projectos paralelos, nomeadamente: contos.

  Sete dos oito contos completos de Crónicas Obscuras foram escritos ao mesmo tempo que “Cicatrizes”, sendo eles:
  
1 - “A despedida”, uma história inspirada pela música “Wednesday Morning, 3 A. M.” de Simon & Garfunkel.
2 - “Sonho com um Natal Azul”, o primeiro de uma série de contos natalício de dark fantasy concebidos para uma antologia que acabou por não dar em nada.
3 - “Espírito Natalício”, uma história inspirada pela música “Riders on the Storm” by The Doors.
4 - “Longe de Casa”, o último da tal série de contos natalício. Pelo menos por enquanto….
5 - “Os Kravyads”, narrativa que apresenta uma família muito peculiar.
6 - “O Preço”, nesta voltei a pegar em alguns elementos utilizados em “Longe de Casa” e coloquei-os num ambiente completamente diferente. 
7 - “Vigília”, o conto mais pequeno que alguma vez escrevi.

  Como é evidente, isto é apenas uma pequena introdução, no decorrer dos próximos 7 dias irei publicar posts no qual desenvolverei cada caso.

Saturday, June 26, 2010

Perguntas mais frequentes: não receia ficar rotulado como escritor de "dark fantasy"?


Nada. Até porque não vejo esse rótulo como algo depreciativo.   

Tuesday, June 22, 2010

Perguntas mais frequentes: porquê "dark fantasy"?


Porquê este género literário e não qualquer outro? 


A verdade é que desde que me lembro gosto de mitos e lendas, monstros e deuses. Não tenho a certeza de onde veio esta preferência, porém, creio que se fosse obrigado a apontar um culpado teria de acusar a caderneta Monster in My pocket, que recebi quando devia ter seis ou sete anos. Após toda uma infância  a imaginar histórias, escrever sobre o tema foi algo natural para mim.

Monday, May 11, 2009

Crónicas Obscuras

A vingança do lobo é a primeira obra do que espero vir a ser uma extensa colecção denominada Crónicas Obscuras.

Presumo que se o tenho de balizar, terei de dizer que entra nos parâmetros da dark fantasy, embora não goste de utilizar essa palavra: fantasia. Dá a impressão que estamos a falar de algo infantil com fadinhas e não sei que mais… o que é redutor e vem logo colado com uma série de preconceitos.

Mas dark fantasy é o nome do bicho por isso não há volta a dar-lhe. Além do mais, se o termo é bom o suficiente para autoras como Anne Rice, aqui o rookie não tem por onde protestar.

A ideia por detrás de Crónicas Obscuras é simples, utilizar a rica mitologia do planeta como base para várias histórias. Algumas serão interligadas, outras, embora se passem na mesma realidade, não se relacionam directamente.