Pages

Showing posts with label Gabriela. Show all posts
Showing posts with label Gabriela. Show all posts

Tuesday, May 8, 2012

Diário Visual: resumo semanal II

Imagens de 1 a 7 de Maio, maioria das quais relacionadas com a revisão da versão inglesa de "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo" e com a ida à Feira do Livro de Lisboa.
“The Wolves Pursuing Sol and Mani” (1909) by J. C. Dollman. Representação dos filhos de Fenris, Skoll e Hati, que Segundo a mitologia nórdica perseguem o Sol e a Lua, respectivamente. 

Novamente, Skoll e Hati, desta vez numa representação que mistura elementos celtas.

Facas borboleta, uma arma tradicional de kung fu, utilizadas pelo vampiro Monk.

“Anarchy it he U.K.” dos “Sex Pistols” música que tovaca em White Noise no capítulo de apresentação da vampira Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve. 

Despojos da Feira do Livro de Lisboa, 5 de Maio.

Melhor visão
Todos os despojos da Feira do Livro de Lisboa


Tengu, Oculto japonês que não aparece em “A Vingança do Lobo”, mas é referido. Novamente, não sendo uma representação tradicional tem lá todas as características habituais. Os que idealizo para “Crónicas Obscuras” são um pouco diferentes, mas parecidos com a imagem seguinte…




Uzi, arma utilizada pela vampira Linda durante o combate no prédio de Gabriela



Oni, Oculto japonês que não aparece em “A Vingança do Lobo”, mas é referido. Apesar de não ser um desenho tradicional, estão lá todos os elementos habituais, os colmilhos, os chifres e a moca de ferro.

Thursday, January 26, 2012

Sexualidade em Crónicas Obscuras

  Após o último post, fazia todo o sentido responder à pergunta “Existem personagens homossexuais em Crónicas Obscuras? Ora, uma vez que apenas posso falar das narrativas disponíveis ao público (“A Vingança do Lobo”; “Vigília” e “O Farol”) terei de dar uma resposta entre o “sim” e o “talvez”. Já explico.

  Pegando apenas nas 36 das personagens “mais importante” de “Crónicas Obscuras – A Vingança do Lobo”, existem 17 heterossexuais, 3 bissexuais (Eleanora, Gabriela e Miguel) e 16 classificados como indefinidos, ou seja, personagens cuja sexualidade não é relevante para a história e não afecta o seu modo de agir, por isso, nunca me dei ao trabalho de as “balizar sexualmente”. Por exemplo, Logan e Paul Ferguson são Obliteradores que vivem obcecados com a missão de eliminar Ocultos, contudo, nada sabemos sobre as suas preferências e, verdade seja dita, para o caso, elas não importam.

  Quero com isto dizer que entre estes 16 indefinidos haverão homossexuais? Talvez. Tudo depende se voltarei a pegar neles e se revelá-lo será relevante para as narrativas em questão.    

  No que diz respeito aos contos. “O Farol” tem apenas três personagens distribuídas em menos de mil palavras e em nenhuma delas é abordada a sexualidade. Em “A Vigília” todas as personagens foram descritas como estando, ou tendo estado, em relações heterossexuais, contudo, Brona tem o hábito de se apaixonar por pessoas, não por géneros.

  A questão da sexualidade ganha contornos mais complicados, quando tomamos consciência que além do factor “género” temos a condicionante “espécie”. Em “Crónicas Obscuras” existem vários casos de relações entre espécies diferentes, alguns bem aceites e outras nem por isso. Obviamente, a questão não é linear, variando muito de personagem para personagem, contudo, existem tendências:

  Exemplo 1: os vampiros são muito liberais a nível sexual, tendendo mais para a bissexualidade, do que para a homo ou hetero. Por outro lado, no que diz respeito a relações entre espécies, não hesitam em envolver-se com humanos, mas ficam de pé atrás com outro Ocultos. Em “A Vingança do Lobo”, isto é bem visível com Eleanora, que sempre teve amantes vampiros e humanos, de ambos os sexos, sem nunca ter ouvido uma única crítica, até ao momento que se envolveu com um lobisomem.

  Exemplo 2: Os lobisomens tendem a ser extremamente preconceituosos no que diz respeito a relações com outras espécies e mesmo entre raças diferentes de licantropos, dado à sua obsessão com a pureza do sangue. Quanto à homossexualidade, ainda não me ocorreu escrever sobre a sua relevância entre os licantropos, não obstante, tendo em conta a personalidade deles como espécie, é provável que se ela existir será às escondidas. No debate sobre o tema, não posso deixar de mencionar o fenómeno biológico Atracção: (http://cronicasobscuras.blogspot.com/2010/05/lobisomens-atraccao.html).    

Friday, August 26, 2011

Behind the Scenes: Baptismo II – Os Arcanjos

  Este foi mais uma ocasião em que a baptismo teve pouca ciência, pois, a partir do momento que decidi dar o denominação de Arcanjos ao trio de vampiros que Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve criou para a ajudarem a suportar a imortalidade, as hipóteses ficaram condicionadas, restando-me apenas fazer o “jogo das cadeiras” com as personagens e nomes.

  Assim sendo, Gabriel tornou-se Gabriela e foi utilizado na única personagem feminina do trio, pois achei que sempre soaria melhor que Rafaela ou Miquelina. Quanto a Miguel e Rafael a escolha prendeu-se exclusivamente com a cor dos cabelos da personagem e não com os seus feitios. Achei que Miguel ficaria melhor para um louro e Rafael para um moreno. Porquê? Não faço a mínima. Manias, suponho…

Wednesday, May 18, 2011

Soundtrack - Gabriela

Será "Soul on Fire" dos HIM a música indicada para a vampira Gabriela, a mais nova dos três Arcanjos de Eleanora?

Saturday, September 4, 2010

Casting: Candidatos - Gabriela

Agora temos um pequeno problema de casting... A única actriz sugerida para o papel da bela vampira Gabriela (uma dos Arcanjos de Eleanora) já foi proposta para "Lâmina Sangrenta".

Camilla Belle


O que me dizem, deixamos Mila Kunis para o papel de Eleanora e colocamos aqui a Camilla como Gabriela?

Tuesday, July 20, 2010

The votes are in


Agora que já passaram mais de sete meses desde que o primeiro post de “Eleições”, achei que estava na altura de fazer um balanço das coisas. Infelizmente, existem poucos dados para processar, pois, ao que parece, tenho seguidores muito tímidos… Mas, seja como for, aqui ficam.

Nas votações para eleger a melhor luta de A vingança do lobo, temos um empate entre a batalha na Plataforma e a que decorre no apartamento de Gabriela. Em todo o caso, parece unânime o gosto por lutas caóticas.

A seguir temos os eleitos como Miss e Mr. A vingança do lobo, títulos que por enquanto ficam ao cargo do lobisomem fenrisniano Vik Fenrissky e da vampira Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve. Mas é bom que o Rei e a Rainha se acautelem, pois podem ser facilmente destronados pelo, licantropo híbrido Lance “Meia-Raça” e pela vampira Gabriela.

Quanto às personagens mais odiadas d'A vingança do lobo, ninguém se destacou, havendo um empate entre os vampiros Gabriela e Rafael, o lobisomem fenrisniano Torn Fenrissky e o Obliterador Paul Ferguson.

A mesma uniformidade aconteceu com a eleição do “menino bonito”, a personagem preferida d'A vingança do lobo, onde ninguém sobressaiu, sendo os candidatos ao título: Eleanora, Vik e Lance.

Se não concordam, cabe-vos lançarem o vosso voto e mudarem a situação. ;)

Thursday, October 1, 2009

Casting: Gabriela

Quem melhor se aplicaria ao papel desta sedutora e perspicaz vampira?

Gabriela


É possível usar o Pulsar para muito mais do que encontrar possíveis vítimas. Um vampiro experiente pode aprender a ler as emoções e intenções de um ser vivo pelos batimentos do seu coração e Gabriela, a mais nova dos três Arcanjos, é um especialista nesta arte.

Mesmo quando era humana desenvolvera um talento para ler as pessoas. Talvez o tivesse adquirido do pai, um irlandês rijo, mas com uma estranha sensibilidade para o que o rodeava que emigrou para a América no virar do século. Ou aprendera a fazê-lo nos seus tempos de corista, onde a loucura e a pobreza andaram de mãos dadas. Seja como for, tornou-se uma exímia leitora de almas.

Gabriela é um reflexo da época em que foi criada, cabelos negros cortados à garçon, pescoço alto e estrutura excessivamente magra (muita da qual devido à fome que passou). Os seus olhos são cor de azeviche e os dedos, embora finos, possuem uma grande força.

Sunday, September 27, 2009

Os Arcanjos


A eternidade é uma quantidade horrivelmente longa de tempo e torna-se ainda mais angustiante se não tivermos com quem a partilhar. O acto de transformar e educar um novo vampiro é uma das maneiras de atenuar esta dor. Uma maneira dos estéreis filhos da noite se tornarem progenitores.

Eleanora Reeve, criou vários vampiros ao longo da sua existência, porém, três deles, em especial, estiveram destinados a serem os seus preferidos. Paladinos na busca de Eleanora por beleza e prazer. Chamou-lhes Arcanjos.

Os Arcanjos de Eleanora não são lutadores. Podem combater, mas não é para isso que a vampira os mantém. Para essa área ela têm outros aliados, muito mais poderosos, mas para a ajudar apreciar os prazeres da eternidade não existe ninguém melhor que os seu Arcanjos:

Miguel, o artista.

Rafael, o descobridor de maravilhas.

Gabriela, a leitora de almas.