Pages

Showing posts with label Diário Visual. Show all posts
Showing posts with label Diário Visual. Show all posts

Thursday, June 28, 2012

Diário Visual - 28 de Junho de 2012

Este projecto de conto dentro da temática “dragões” está a ser um pouco mais difícil do que esperava. O problema não me parece estar tanto na história em si, antes em certas conexões e pormenores. Infelizmente, o verdadeiro sumo das narrativas costuma estar nessas pequenas coisas e quando elas não saem bem minam tudo o resto.

Muitas ideias são deixadas de lado ao longo do processo, mas há muito tempo de não considerava seriamente largar por completo um conto, após o começar a escrever. Só não o faço pelo facto de o último conto que me gerou tais sentimentos ter acabado por tornar-se, igualmente, um dos meus melhores, senão o melhor.

Curiosamente este conto é o primeiro que tive de fazer com uma “baliza”, ou seja, onde tenho de respeitar não só um limite máximo de número de palavras, como um mínimo. Não estou a dizer que seja por causa disso que as coisas não correm bem, apenas que obriga a abordar o trabalho de modo diferente. Afinal, quando nos dão um tecto, podemos fazer algo muito mais pequeno ou pelo menos impedi-lo de crescer até um nível que nos obrigue a rasar a fronteira. Em algo balizado não temos a mesma margem de manobra.            

Monday, June 25, 2012

Diário Visual - 24 de Junho de 2012

Gato Cheshire. Apenas é referido de passagem por uma das personagens,  não deixando de ser um bom elemento para indicar o mundos que nos é aberto na Biblioteca de Hugin e Munin.

Téméraire por Novik, um excelente exemplo  daquilo que nos habituamos a esperar do género "dragão europeu", embora, na verdade, seja oriental.

Fãs de Marvel não terão dificuldade em reconhecer  Lockheed, um importante elemento a ter em conta quando se considera tamanho vs poder. 

Friday, June 22, 2012

Diário Visual - 22 de Junho de 2012

  A bem dizer este post devia ser dos últimos dias, mas as coisas têm andado caóticas, em grande parte por minha causa... Seja como for aqui fica:

Actriz MyAnna Buring, inspiração para uma personagem  de um conto em que estou a trabalhar, na verdade para duas, já que são gémeos, uma mulher e um homem. No início pensei em utilizar uma cara mais vulgar, mas esta foto fez-me mudar de ideias. Houveram óbvias alterações na cor de pele, cabelo e olhos, ficando a estrutura.

Smaug, um bom exemplo do chamado "dragão europeu". Dragões fogem um pouco ao esquema habitual de "Crónicas Obscuras". Tecnicamente existem no universo em si, mas apresentá-los requer muitas explicações, sendo por isso que preferi abordar a questão com uso a duas personagens fora do círculo convencional de "Crónicas Obscuras" que já utilizei anteriormente. 

Shenlong (ou Shenron, como preferirem) de Toriyama , um excelente exemplo do dito "dragão oriental", simplificando.   

Wednesday, June 13, 2012

Diário Visual - 13 de Junho de 2012

Olivia Wilde. Inspiração física para uma das personagens do conto de estou a trabalhar . Decidi mudar a etnia, mas a base continua a ser ela. A personagem será apenas utilizada para este conto? Ainda não sei... 

A temática sensualidade/instintos primordiais de vampiros a alimentarem-se não é exactamente nova, por isso torna-se difícil dar-lhe um cunho pessoal.

Friday, June 8, 2012

Diário Visual - 8 de Junho

Empire State Building, terá relevância num projecto em que estou a trabalhar... 

Revisão da versão inglesa do conto "A despedida". Curiosidade,  "A despedida" foi o primeiro conto que criei para "Crónicas Obscuras". 

Tuesday, May 29, 2012

Behind the Scenes: Novidade e aviso

NOVIDADE: o conto já anda pelos beta-readers. Já não falta muito...

AVISO: enquanto estiverem a ser publicadas as partes do conto (para não ser o texto todo de uma vez, à bruta) não farei posts de "Diário Visual", "Writer's Log" e afins. Acho que sempre fica menos confuso e mais prático. O que acham? 
   


Friday, May 25, 2012

Diário Visual - 25 de Maio de 2012

  Trabalho de hoje foi esquematizar e fazer pesquisa para possíveis contos com as personagens de "A Vingança do Lobo", com especial atenção àquela que provavelmente será a vencedora da sondagem (a não ser que haja uma corrida às urnas...).

  Assim sendo, para não abusar no número de imagens, aqui ficam apenas algumas das áreas pesquisadas:
Naginata e katana. Prováveis protagonistas em 3 dos 4 potenciais contos que tenho imaginados para a personagem Eleanora Reeve.

Yari (neste caso específico penso ser uma su yari, mas acho que isso já seria entrar em tecnicismos...), mais uma arma que provavelmente será usada nos contos. 

Arco longo japonês (yumi). Este só é visado num dos tais 4 potenciais contos.
  

Thursday, May 24, 2012

Diário Visual - 22 a 24 de Maio de 2012

Terminada a revisão da revisão da versão inglesa de "A Vingança do Lobo" não me lembrava de nenhuma imagem para usar no "Diário Visual". A minha amiga Inês (AKA: a principal responsável pela tradução) lembrou-se desta, que encarna bem o espírito da coisa.   
Retoques no 2º conto submetido à temática livros e/ou bibliotecas. Aproveitei para inserir um elemento que sempre achei cheio de potencial literário e cinematográfico: o Zippo.

Monday, May 21, 2012

Diário Visual: 21 de Maio de 2012

Hoje foi dia de concentrar-me em contos cujos temas eram livros e/ou bibliotecas

Visualmente não encaixa no descrito, porém, o aspecto negro, com traço de decadência inspira-me.

Queria algo mais no género planet-size library, mas esta também é apelativa. 

Diário Visual - novo formato

  Esta semana vamos fazer uma pequena experiência, em vez de apresentar o que se passa no estirador de "Crónicas Obscuras" através de resumos semanais das publicações do álbum "Diário Visual", passaremos a fazê-las diariamente, tal como na página no Facebook. Só para ver qual dos formatos é mais interessante.

  Começaremos pelas imagens relativas a 20 de Maio de 2012. Todas elas pertencem ao trabalhos de revisão da versão inglesa de "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo" (Dark Chronicles: The wolf’s revenge):
Topielec, fantasma de um humano afogado. O espírito na imagem é um pouco mais bonitinho do que os descritos, não obstante, foi a melhor que encontrei. Quem leu o livro sabe a relação entre os topielce e a Plataforma dos Fenrison. 

Helicóptero Huey, similar ao pertencente a Eleanora "Lâmina Sangrenta" Reeve, pilotado pelo vampiro Balavan

Lançador de granadas Arwen 37, uma das arma que utilizada pela vampira Linda  na batalha na Plataforma.

M16, arma utilizada pelo vampiro Roy McAllister na batalha na Plataforma. 

AK-47, arma utilizada pelo vampiro Custler na batalha final de "A Vingança do Lobo".
PS: eu sei, dar-lhe o nome Custler tornou um pouco óbvio o seu destino.





Wednesday, May 16, 2012

Diário Visual: resumo semanal III


Sátiro, mais uma espécie de Oculto referida, mas não presente em “A Vingança do Lobo”. Em “Crónicas Obscuras”, os sátiros têm elementos de homens-cavalo (diferentes dos centauros, por serem bípedes e não quadrúpedes), respeitando historicamente a iconografia original, antes de começarem a ser confundidos com faunos (homens-bode).

Indicar com que cena de "A Vingança do Lobo" esta imagem está relacionada seria spoiler. Quem leu sabe do que falo. ;)

Odin and Fenris (1909) por Dorothy Hardy. Representação de Fenris, o lobisomem mais importante da cultura licantropa.

Finalmente, 500 seguidores na página de "Crónicas Obscuras" no Facebook! Vamos ver quanto tempo levará até atingirmos os próximos 500...  

Bow Bridge, Central Park, New York. Entre todos os cenários que descrevo em “A Vingança do Lobo” este é, sem sombra de dúvida, o meu favorito. Não sei se pela paisagem, pela arquitectura da ponte ou pela combinação de ambas, mas apaixonei-me por ela assim que a vi. 

Bow Bridge, Central Park, New York. Quando comecei a escrever “A Vingança do Lobo” não sabia ao certo onde seria a batalha final. Acabei por encontrar o cenário ideal após umas horitas a vaguear pelo Google Earth


Sunday, May 13, 2012

Behind the Scenes: Writer's Log XIX


  Depois de mais uma semana de revisões da versão inglesa de “A Vingança do Lobo” posso anunciar que apenas faltam 7 capítulos. Entretanto estou a pensar fazer o mesmo a alguns dos contos para tentar a minha sorte no InternationalSpeculative Fiction.

  Sobre os resumos semanais de “Diário Visual”, devo dizer que estão a dar mais trabalho que as versões diárias na página de “Crónicas Obscuras” no Facebook, talvez por requerem maior concentração de informação. Embora ainda seja um pouco cedo para tomar a decisão final, estou a considerar substituir estas actualizações semanais por diárias, tal como tenho feito no Facebook. Algo a pensar.

  Por falar na página de “Crónicas Obscuras” tenho o prazer de anunciar que alcançamos os 500 seguidores! Tal como tinha prometido escreverei um conto com uma personagem de “A Vingança do Lobo” à vossa escolha. Para aos pormenores sobre como escolheremos o protagonista em questão, espreitem o próximo post.

Tuesday, May 8, 2012

Diário Visual: resumo semanal II

Imagens de 1 a 7 de Maio, maioria das quais relacionadas com a revisão da versão inglesa de "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo" e com a ida à Feira do Livro de Lisboa.
“The Wolves Pursuing Sol and Mani” (1909) by J. C. Dollman. Representação dos filhos de Fenris, Skoll e Hati, que Segundo a mitologia nórdica perseguem o Sol e a Lua, respectivamente. 

Novamente, Skoll e Hati, desta vez numa representação que mistura elementos celtas.

Facas borboleta, uma arma tradicional de kung fu, utilizadas pelo vampiro Monk.

“Anarchy it he U.K.” dos “Sex Pistols” música que tovaca em White Noise no capítulo de apresentação da vampira Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve. 

Despojos da Feira do Livro de Lisboa, 5 de Maio.

Melhor visão
Todos os despojos da Feira do Livro de Lisboa


Tengu, Oculto japonês que não aparece em “A Vingança do Lobo”, mas é referido. Novamente, não sendo uma representação tradicional tem lá todas as características habituais. Os que idealizo para “Crónicas Obscuras” são um pouco diferentes, mas parecidos com a imagem seguinte…




Uzi, arma utilizada pela vampira Linda durante o combate no prédio de Gabriela



Oni, Oculto japonês que não aparece em “A Vingança do Lobo”, mas é referido. Apesar de não ser um desenho tradicional, estão lá todos os elementos habituais, os colmilhos, os chifres e a moca de ferro.

Sunday, May 6, 2012

Behind the Scenes: Writer’s Log XVIII


  Acho que já disse várias vezes que revisões, embora cruciais narrativa, gramatical e ortograficamente, são das coisas mais secantes do mundo. Em inglês, ainda é pior. E pronto, foi a minha maneira de justificar ainda estar às voltas com a primeira revisão da versão inglesa de “A Vingança do Lobo”. Eu sei, eu sei… “Don’t give me excuses, give me results!”. Agora que já não haverão mais idas à Feira do Livro ou outras distracções (não pensar na Queima, não pensar na Queima, não pensar na Queima) terminarei a coisa.

  Por falar em Feira do Livro, no final do post podem ver o espólio deste ano. Sou capaz de ter exagerado um bocadinho… Que querem? Não resisto a pechinchas literárias (tivesse o Pingo Doce livros de jeito e também me teria juntado à horda).

  Terça, dia 8, não percam “Diário Visual: resumo semanal II” O que acharam do primeiro?
  Quinta, dia 10, o post “Mas eu estou a trabalhar!!”


Sunday, April 22, 2012

Behind the Scenes: Writer’s Log XVI

  Receio que esta semana haja pouco a narrar. Continuei a trabalhar na versão inglesa de “Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo”, nas revisões de “Crónicas Obscuras – Vínculos” e claro em procrastinar, deixando-me distrair por uma série de coisas inúteis. Eu sei, eu sei, vergastar-me-ei quando tiver oportunidade.

  Entretanto, terminou a sondagem sobre a hipótese de termos no blogue um resumo semanal das entradas do “Diário Visual”, publicado na página de “Crónicas Obscuras” no Facebook, e o “Sim” ganhou. Novidades para breve.

Sunday, April 15, 2012

Behind the Scenes: Writer’s Log XV

  Quando mais revejo os primeiros capítulos de "Crónicas Obscuras - Vínculos", mais me apercebo das saudades que tinha de trabalhar com certas personagens. Em "A Metade Sombria", Stephen King fala, através do protagonista Thad Beaumont, do laço que se estabelece entre um autor e as personagens (pelo menos algumas), ligação tão forte que por vezes faz com que seja doloroso deixá-las. No decorrer desta última semana dei por mim a reflectir frequentemente sobre isso.

  Sentem o mesmo pelas personagens que criam? Têm algumas favorita ou amam-as todas por igual (o velho chavão...)?

  Na última semana também coloquei a votação a hipótese de passar, ou não, a fazer resumos semanais do "Diário Visual" no blogue. Até agora o "Sim" vence por maioria absoluta, contudo, gostaria de ouvir a opinião de mais gente antes de avançar, por isso, se ainda não o fizeram, votem.    

Sunday, March 4, 2012

Behind the Scenes: Writer’s Log IX

  Melhor que a última semana, mas mesmo assim apenas dois capítulos. Muita pesquisa e passei algumas horas a aperfeiçoar a orientação da narrativa, assim como as características de certas personagens, mas escrita propriamente dita nem por isso.

  Por outro lado, recebi de Inês Neves, uma fã e amiga, a versão “chibi” de Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve, o que me agradou muito. Veremos se em breve “chibi” Eleanora terá companhia… 
  Já que tenho tão pouco para dizer esta semana, gostaria de vos fazer uma pergunta: gostariam de ver resumos semanais do "Diário Visual" aqui no blog ou preferem continuar a acompanhar apenas as actualizações diárias na página de Crónicas Obscuras no Facebook?

Sunday, January 22, 2012

Behind the Scenes: Writer’s log 3

  Depois da semana passada ter sido fraquinha, retomei o ritmo, embora continue a achar que ainda há por onde melhorar.

  Continuei a rever o texto “Crónicas Obscuras – Cicatrizes”, dando especial atenção aos diálogos que envolvessem os vampiros Kurt Jameson, Nuti e Ollie Oppedisano (Oppy, para os amigos), o primeiro por citar músicas, a segunda por ser uma cabra convencida e o terceiro pelo calão que usa.

  Outro ponto forte da revisão foi o capítulo da “orgia de sangue”, que a cada releitura acho sempre que falta alguma coisa mais… visceral. Daqui a uns dias, quando tiver o distanciamento necessário, voltarei a ler, para ver se foi desta que acertei…

  Por sugestão do público, coloquei legendas mais pormenorizadas no álbum “Diário Visual” na   página de “Crónicas Obscuras” no Facebook). Por si só, actualizar as fotos já publicadas, foi um exercício interessante, que me obrigou a reflectir sobre certas ideias. Antes de mais, até agora, todas as imagens têm estado relacionadas com os trabalhos de revisão e estou curioso para ver o efeito de alargar o espectro, não só quando voltar à escrita propriamente dita, com também passar a utilizar o álbum para recordar conteúdos mais antigos. Veremos…

  Seja como for, terão de ser vocês a decidir se as legendas tornam o “Diário Visual” mais apelativo, aliás, desafio-vos a irem lá espreitar e lembro que o compromisso dos 500 seguidores continua de pé…