Pages

Friday, June 24, 2011

Behind the scenes: Baptismo

Ao escrever o post anterior (http://cronicasobscuras.blogspot.com/2011/06/behind-scenes-nome-certo.html) recordei-me de uma pergunta que me fizeram no decorrer de uma sessão de apresentação: “Onde vai buscar os nomes para as suas personagens?”

Nem sempre uma boa personagem precisa de um nome, pelo menos algo que vá além da mera denominação que a distinga das demais. Aliás, a ausência de um nome, por si só, pode ser uma característica repleta de potencial literário. Não obstante, na minha opinião, quando se decide baptizar uma personagem não pode fazê-lo ao acaso. Um nome tem de ter significado, encaixando perfeitamente nas suas características ou, pelo menos, naquilo que pretendemos para ela, nem que seja só baseado na nossa visão do mundo.

Já me aconteceu passar bons nacos de tempo em busca da combinação ideal de significado e sonoridade para determinada personagem, enquanto outros me saíram no momento, podendo ter sido escolhidos simplesmente pelo modo como soavam ou por lhes associar determinada característica.

Assim sendo, em vez de lançar uma torrente de posts sobre a origem do nome das dezenas de personagens de “Crónicas Obscuras”, coloco a bola no vosso campo. 

Todas personagens têm uma história por detrás do seu nome, qual delas querem que conte?      

No comments:

Post a Comment