Pages

Wednesday, July 4, 2012

Behind the scenes: A woman’s touch


  Quando escrevo, muitas vezes sou obrigado a afastar-me consideravelmente daquilo que é a minha área de conhecimento emocional e sensitivo. Nunca matei ninguém, nem senti a dor de perder um filho, mas já tive de descrever tais experiências. Não tem nada de especial, é suposto um escritor usar a imaginação para preencher essas falhas. Por outro lado, também não será difícil de entender que quanto mais me afasto, maior tem de ser o esforço.

  Entre essas “viajem”, existe uma que não será tão longínqua como, por exemplo, ver o mundo pelos olhos de um sátiro narcisista e pedófilo, mas ao mesmo tempo me obriga a uma deslocação acentuada, nomeadamente, a perspectiva feminina.

  Não me iludo ao pensar que compreendo as mulheres. Compreendo algumas mulheres (ou pelo menos quero convencer-me disso), mas entender as mulheres em geral, a “womankind”, está para lá das minhas capacidades, pois existem, simplesmente, demasiadas variáveis.

  Seja como for, mesmo não as compreendendo na totalidade, continua a caber-me a responsabilidade de as representar de modo mais realista possível. Não me interessa que a personagem em questão seja uma vampira ou faça algo fisicamente impossível, o relevante é que ao lê-la as leitoras fiquem com a sensação (ou o mais parecido possível) que o conteúdo podia ter sido escrito por uma escritora. Irrelevante, para esta questão, se se identificam com a personagem, isso é outra história completamente diferente. Existem centenas de personagens masculinas nas quais não me revejo, mas posso dizer: “sim, isto foi escrito por um tipo” ou “sim, faz sentido, do ponto de vista masculino, que ele faça aquilo”. Tal responsabilidade torna-se mais acentuada quando determinado capítulo ou conto é narrado segunda a perspectiva de uma personagem feminina.

  Não é fácil, especialmente porque só uma leitora poderá dizer se o consegui ou não. É um processo de tentativa e erro, no qual tenho de procurar combinar experiências pessoais com informações que absorvo de terceiros.

No comments:

Post a Comment