Pages

Sunday, December 18, 2011

Behind the Scene: Condições Ideais V - Música

  Já devem ter notado por outros posts (http://cronicasobscuras.blogspot.com/search?q=Soundtrack) que sou adepto de bandas sonoras, tanto no entretenimento, como na vida. Acredito que a música certa facilita imenso determinados trabalhos, alguns dos quais sou incapaz de fazer eficazmente sem ela. Gosto de ouvir música quando faço tarefas domésticas e no caminho para o trabalho. Gosto de reflectir sobre a banda sonora certa para determinada personagem ou cena. Gosto de música, ponto (o que não é o mesmo que dizer que engulo todos o tipo de música. Mas, enfim, não vamos entrar por aí, porque se começo a falar dos meus ódios de estimação terei de criar um blog só para isso.)
  Assim sendo, que música oiço quando estou a escrever? Nenhuma. Gosto de escrever num local sossegado com o mínimo de barulho possível. Em funções mecânicas ou que não precisem de quase nenhum esforço intelectual, a música ajuda-me, mas quando escrevo prefiro concentrar-me e o silêncio é crucial.

  O que não significa uma total ausência de música no meu processo criativo. Não só existem algumas canções que me inspiraram a escrever determinados contos, como, antes de escrita propriamente dita, a banda sonora certa ajuda-me entrar no estado de espírito ideal, dependendo da cena que irei construir.     

No comments:

Post a Comment