O processo criativo varia muito de escritor para escritor, tanto no que diz respeito aos métodos utilizados, como ao estado de espírito necessário. Como é óbvio, um autor continua a ser capaz de escrever sem as condições ideais, mas é quando encontra a combinação perfeita entre técnica e estado mental que se torna mais produtivo e apresenta os seus melhores trabalhos.
Os pré-requisitos para obter o desejado estado de espírito podem ir desde algo tão simples como uma cadeira confortável, a factores mais complexos como a ingestão de estupefacientes. Por exemplo, tenho um amigo que se sente mais confortável a teclar na proximidade de relva, pois, aparentemente, ela relaxa-o. Outra que prefere escrever à noite, mesmo quando não condicionada pelo horário laboral. Existem tantas variantes quanto escritores, ou mais ainda, tendo em conta que essas exigências podem ser tão mutáveis quanto a disposição humana.
Enfim, todos somos wired differently… Uma vez que não me quero perder nos meandros de um tema potencialmente tão complexo, abordá-lo-ei mediante 4 factores: suporte (papel ou computador, por exemplo), local, hora e música. Seja qual for a natureza daquilo que queremos ou precisamos escrever (romance, conto, tese, relatório, etc) todos temos uma hora, um local, uma banda sonora preferida para trabalhar.
No próximo post, dia 9 de Dezembro, "Behind the Scene: Condições Ideais II - Suporte"
No comments:
Post a Comment