Embora as crenças possam variar, a maioria dos Ocultos não acreditam na existência de um Reino dos Mortos.
Em vez disso, crêem que, assim como o corpo se decompõe e nutre novas formas de vida, também a sua energia vital, ou chi, se desintegra, indo compor o espírito de diversas outras novas criaturas. Não se confunda esta “reciclagem de almas” com reencarnação, pois nada da personalidade do espírito original sobrevive.
Este processo acontece com todos os seres animados, porém, entre a maioria das criaturas auto-conscientes, como os humanos e certas espécies de Ocultos, o processo pode ser interrompido, se o falecido se mantiver preso no plano terreno, por qualquer motivo. Estes espíritos bloqueados são o que entendemos como fantasmas e só podem ser recolocados no ciclo através de três processos:
- destruição de restos mortais, normalmente através das chamas.
- exorcismo. Entenda-se que nem sempre este toma a forma de lengalengas em latim, entoadas de crucifixo em punho, existindo rituais de purificação, que apaziguam ou expulsão espíritos, em praticamente todas as culturas do mundo.
- dar ao morto aquilo que ele deseja. Este último nem sempre é fácil, excepção feita às vítimas de crimes, uma vez que regra geral estas só querem uma de duas coisas: justiça ou vingança.
No comments:
Post a Comment